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Como implantar e qual a importância do PPP para gestão escolar?

Como implantar e qual a importância do PPP para gestão escolar?

Toda administração escolar possui seus objetivos, sonhos, planos e metas. Essas aspirações reunidas, bem como a forma como elas serão concretizadas, são o que compõe o projeto político-pedagógico, conhecido também como PPP.

O PPP é o que dá a identidade à escola e define quais serão os caminhos para que os alunos tenham um ensino de qualidade. Nesse artigo, abordaremos como é feita a formulação desse documento tão importante na gestão escolar. Confira:

O que é o PPP?

As próprias palavras que compõem a sigla dizem muito a respeito da proposta do documento:

  • Trata-se de um projeto, em razão de propor ações concretas a serem executadas durante certo tempo.

  • Como a escola é um espaço de formação da cidadania, é chamado também de político, pois quem participa dela fará algum tipo de modificação social de forma individual ou coletiva.

  • É pedagógico pois trata dos projetos relativos ao ensino e à aprendizagem.

Ao unir estes três aspectos, o PPP reúne a capacidade de servir como um guia, não apenas para os gestores da instituição, mas também aos professores, pais e alunos. Ele deverá ser bem completo para não deixar dúvidas a respeito do caminho a ser seguido, mas também flexível de forma que se adapte às necessidades dos alunos. Em função disso, os especialistas aconselham que os tópicos abaixo sejam seguidos em sua elaboração:

  • Clientela

  • Dados sobre a aprendizagem

  • Diretrizes pedagógicas a serem seguidas

  • Plano de ação

  • Missão

  • Recursos

  • Relacionamento com as famílias

Por possuir informações tão importantes, o PPP se consolida como uma relevante ferramenta de avaliação e consulta que deve ser verificado a cada decisão tomada. Dessa forma, caso o projeto da escola com a qual você está envolvido se encontre parado ou desatualizado, é o momento de se apressar e colocá-lo em prática.

Como elaborar o PPP?

Infelizmente, muitos gestores enxergam o PPP apenas como uma obrigação a ser cumprida pela Lei de Diretrizes e Bases, vigente desde 1996. Ainda existem muitos gestores que formulam o documento às pressas, sem as pesquisas necessárias à sua realização ou até mesmo copiam modelos prontos.

O ideal é que toda a comunidade interessada seja envolvida, de forma a compartilhar responsabilidades e definir os rumos da instituição. Trata-se de um esforço e tanto, mas compensa. Um PPP com uma estrutura sólida é sinal de que a escola terá uma identidade formada e que as decisões tomadas a respeito dela serão realizadas de forma muito mais segura.

No início, pode ser que poucas pessoas se interessem em fornecer sugestões e opiniões, mas o ideal é que esses primeiros participantes tenham atitude de multiplicadores, incentivando mais pessoas relevantes a colaborarem com o projeto.

Os erros mais comuns

O projeto demanda bastante atenção de seus elaboradores, de forma que não perca a sua eficácia. A compra de modelos prontos é o principal erro que uma instituição pode cometer. Isso tira toda a ideia de que as diretrizes relativas à escola estão descritas ali.

Nenhum conflito de ideias deve ser ignorado durante algum debate de elaboração do PPP. O documento deve ser constituído de forma democrática, com a participação de todos. Além disso, o PPP deve estar acessível a todos os interessados e não trancado em gavetas ou indisponível em arquivos de computadores.

Uma consultoria externa pode ser solicitada de modo a encontrar a melhor forma de reunir as informações que toda a comunidade tem a oferecer, no intuito de compor o projeto, mas não para elaborar um projeto inteiro sozinha.

Por último: não confunda PPP com relatório de projetos institucionais. Os portfólios podem constar no documento, mas trata-se de apenas uma parte dele.

E no seu caso, quais são os grandes conflitos na hora de formular o PPP da escola em que você trabalha? O que acha das dicas propostas para os problemas que foram descritos? Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências nos comentários!

15 de Junho de 2015, 15:03
Especialista CBK
PPP, gestão escolar, projeto político-pedagógico

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Especialista CBK
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