Blog

Entenda como funciona o planejamento escolar para cursos EAD

Entenda como funciona o planejamento escolar para cursos EAD

Conforme o Ensino a Distância, ou EAD, se populariza no Brasil como uma forma de inclusão escolar, as escolas, universidades e cursos têm buscado formas de integrar esta modalidade de ensino à grade curricular, oferecendo mais flexibilidade para o aluno. Porém, mesmo já contando com toda a estrutura pedagógica definida, algumas instituições não conseguem oferecer na modalidade a distância a mesma qualidade que oferecem presencialmente, por desconsiderarem características peculiares da EAD. Para não cometer este erro, entenda como funciona o planejamento escolar para cursos EAD:

Design instrucional

O design instrucional é o primeiro passo no planejamento de um curso a distância, pois é a partir dele que serão definidos elementos essenciais para a elaboração e desenvolvimento de todo o curso. Também conhecido como engenharia pedagógica, este campo de estudos tem como foco o processo de ensino-aprendizagem, e analisa técnicas, métodos e recursos utilizados para este fim.

Foco no aluno

Os cursos a distância requerem do aluno um perfil mais autônomo na busca pelo aprendizado, por isso devem ser elaborados tendo em mente que ele é o protagonista do processo de ensino-aprendizagem. O planejamento de um curso EAD deve considerar as necessidades específicas deste aluno, que precisa de automotivação e de gerenciar seu próprio tempo, pois não conta com uma rotina de acompanhamento presencial.

Estilos de aprendizagem

Diversificar as atividades práticas e teóricas é muito importante, pois estas precisam contemplar a diversidade dos alunos. Os cursos a distância devem considerar a utilização de recursos variados para atingir todos os estilos de aprendizagem, ou seja, todas as formas que os alunos usam para conseguir aprender. Algumas pessoas aprendem melhor com videoaulas, outras com leitura; determinados alunos vão se sair melhor em atividades práticas, enquanto outros vão preferir atividades teóricas. Por isso, considerar estas diferenças e oferecer abordagens deve ser um objetivo durante o planejamento para cursos EAD.

Objetivos claros

Para que um curso seja bem estruturado, as atividades propostas devem ter um objetivo claro, focado no aluno, definindo exatamente o que se espera deste após a realização destas atividades. Toda atividade teórica deve ter um objetivo verificável através de pelo menos uma atividade prática, e toda atividade prática deve estar ligada a pelo menos um objetivo de aprendizagem. Estabelecer objetivos para cada atividade facilita a tarefa de avaliar o desempenho dos alunos, e torna claro o que está sendo exigido em termos de conhecimento.

Comunicação

Manter canais de comunicação efetivos é fundamental em um curso a distância, sejam eles chats e programas de mensagem instantânea, ou fóruns e e-mails. Como os alunos não contam com a presença do professor, é preciso que o tutor ou mediador do curso esteja disponível tanto para esclarecer dúvidas quanto para agir como motivador, incentivando a interação entre os alunos e diminuindo a sensação de isolamento.

Para um bom planejamento de cursos EAD, é preciso ter em mente que a modalidade a distância não significa apenas utilizar a metodologia presencial e transportá-la para o meio virtual. A educação a distância tem características próprias, que requerem tanto do aluno quanto dos formadores diferentes competências, que devem ser consideradas tanto durante o planejamento quanto durante a execução do curso.

E na sua escola, como são planejados os cursos EAD? Compartilhe suas experiências conosco deixando um comentário!

13 de Julho de 2015, 01:18
Especialista CBK
EAD, AVA, Educação a distância

Sobre o autor

Especialista CBK
Especialista CBK

Nossa equipe é formanda por profissionais especialistas na área de gestão financeira focada em vários segmentos de prestação de serviços. Nosso time de gerentes, programadores, analistas e redatores estão sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas e auxiliar no que mais for possível. Fale conosco!