Blog

Qual a importância da autoavaliação para gestores escolares?

Qual a importância da autoavaliação para gestores escolares?

Avaliação. Essa é uma palavra bastante temida pela maioria dos estudantes. Mas será que são apenas eles os únicos alvos desse processo? Pesquisas realizadas por educadores, que têm como meta melhorar o desempenho de seus alunos e de seu próprio trabalho comprovam que todos os envolvidos no processo educacional devem ser avaliados com periodicidade.

Os novos rumos da educação nacional (que alguns estudiosos apontam como caminho para uma educação com mais qualidade) pressupõem que o corpo docente e, principalmente, os gestores de cada instituição de ensino devem estar preparados intelectual e emocionalmente para a tarefa de educar.

Um dos caminhos para detectar problemas e dificuldades da gestão escolar seria a autoavaliação para os encarregados dessa função. O objetivo é promover o autoconhecimento e apontar caminhos possíveis para o crescimento individual.  Entenda como funciona:

O real objetivo de avaliar

Diferentemente do método aplicado em escolas tradicionais para “comprovar” (o termo está entre aspas porque, na maioria das vezes, comprova pouco ou nada) que os alunos aprenderam a matéria — o termo avaliação, nesse caso, deve ser encarado sob uma perspectiva mais ampla.

O que importa ao avaliar o desempenho de gestores escolares, é identificar os pontos fortes, e também os fracos para que metas de autoaprimoramento possam ser traçadas. Quando um profissional descobre lacunas que precisa preencher, ele para de culpar outros por grande parte dos problemas e começa a assumir responsabilidades.

O que se ganha com uma autoavaliação

Autoavaliar é um método extremamente produtivo, em que o próprio indivíduo reflete sobre sua trajetória profissional, suas habilidades, competências, dificuldades e traça então seu perfil naquele momento.

Quando um gestor se autoavalia, ele começa a compreender qual é o seu real “tamanho” e começa a se encaixar melhor na função. Dessa maneira, é provável que ele pare de aceitar metas e desafios que sabe que não vai poder cumprir, ao mesmo tempo em que toma consciência de que pode opinar e propor dentro de suas atribuições.

Uma autoavaliação feita com regularidade gera um processo de benefício mútuo e, o melhor: sem constrangimento para o profissional, diferentemente do que poderia acontecer em outros processos de avaliação mais conservadores.

Autoavaliação: envolvente e agregadora

Talvez as características mais importantes de um processo de autoavaliação sejam as capacidades de envolver e agregar. Quando o método é aplicado (e comunicado) nas escolas, e também quando ele atinge não somente gestores, como também professores, por exemplo, a equipe toda começa a perceber que é fundamental se conhecer melhor, e que avaliar significa nada mais do que medir sua estatura profissional e apontar caminhos para aprimoramento.

Se o processo for aplicado de forma aberta, e os envolvidos puderem se ajudar para que cada conquista pessoal seja atingida com êxito, todo esse percurso pode se tornar ainda mais engrandecedor. O autoconhecimento é a chave para a melhoria na educação, e quando ele é ponto de atenção da gestão escolar, melhor.

Quando nos autoavaliamos a tendência é sermos ainda mais exigentes quanto ao nosso desempenho do que quando isso é feito por outras pessoas. Afinal, queremos, ou não queremos ser melhores a cada dia? E ao contrário do que pode parecer, essa estratégia é simples de ser desenvolvida e facilmente contagiante. Experimente na sua escola e comente contando os resultados

21 de Maio de 2015, 21:08
Especialista CBK
Autoavaliação, gestor escolar, Gestão, Recursos Humanos, pessoas

Sobre o autor

Especialista CBK
Especialista CBK

Nossa equipe é formanda por profissionais especialistas na área de gestão financeira focada em vários segmentos de prestação de serviços. Nosso time de gerentes, programadores, analistas e redatores estão sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas e auxiliar no que mais for possível. Fale conosco!