Blog

Você conhece a modalidade EAD? Entenda como ela funciona

Você conhece a modalidade EAD? Entenda como ela funciona

O ensino à distância é mais antigo do que muitos imaginam. Os cursos por correspondência, por exemplo, são uma das práticas a partir das quais o EAD que conhecemos hoje começou a ganhar corpo. No Brasil, o Instituto Monitor foi quem deu os primeiros passos nesse campo, há quase 80 anos, e liderou o mercado por muito tempo.

Desde então, a modalidade foi se aperfeiçoando e ganhando novas formas. Se em seu modelo inicial os cursos oferecidos eram de nível profissionalizante ou técnico, composto por algumas apostilas, além de manuais, à medida que foi evoluindo, o EAD ampliou seus horizontes e hoje proporciona o ingresso ao ensino superior e até à pós-graduação.

A adesão ao EAD por parte das instituições de ensino segue em ascensão. Segundo dados da última pesquisa da ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância), o número de instituições credenciadas subiu de 231 para 309. Além disso, a ABED contabilizou mais de 4 milhões de matriculados nos cursos.

Com o advento da internet, o ensino à distancia se consolidou e ganhou prestígio. Hoje em dia, com apenas um computador ou até mesmo um smartphone, qualquer pessoa devidamente matriculada em algum EAD consegue acesso ao ambiente virtual e conteúdos do curso.

Continue lendo e saiba mais sobre essa modalidade de ensino:

De que formas se apresenta o EAD

Para que seja interessante e gere resultados positivos, o ensino à distância possui algumas adaptações na forma de comunicação. A intenção é permitir uma  experiência similar à da modalidade convencional. Entenda quais são essas adaptações:

AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

Trata-se de um espaço on-line onde o estudante encontra o material didático, aulas anteriores e atividades que devem ser entregues. No geral, esse ambiente permite que o aluno tenha uma visão panorâmica do tema estudado, bem como de seu desempenho.  Existem softwares que facilitam a gestão desse ambiente por parte da instituição.

Fóruns

Os fóruns são ferramentas comuns e bastante úteis na internet, e também são muito usados no ensino à distância. O objetivo é o de fomentar um ambiente discussão e interação entre discentes e docentes.

No fórum, um tema é lançado e todos podem emitir uma opinião. A depender do curso, a participação ativa nos fóruns é item de avaliação.

Semipresenciais

Por exigências legais, a instituição deverá promover, para alguns cursos, encontros periódicos com a turma. É comum que nos cursos de pós, a prova seja feita na instituição, fazendo com que o aluno se faça presente.

Vantagens do EAD

O ensino à distância é conhecido por ser um sistema que abrange várias metodologias e recursos pedagógicos, e esse caráter multifacetado é o que faz dessa modalidade uma ferramenta promissora no que diz respeito à relação custo-benefício, seja por parte da instituição ou do aluno. Dentre as vantagens podemos citar:

Baixo custo

Tanto para o aluno, quanto para a instituição. Quando comparado com a modalidade de ensino presencial, o EAD é, de longe, o mais acessível. Isso porque sua produção é bem menos onerosa, pois o número de recursos para fazer esse modelo funcionar é bem menor — não são necessárias várias salas de aula, impressão de material nem presença constante de vários educadores.

Acompanhamento do desenvolvimento do aprendizado

A modalidade EAD disponibiliza ferramentas que permitem ao professor acompanhar on-line o desempenho do aluno, bem como execução das atividades. O aluno, por sua vez, também pode fazer esse acompanhamento, além de receber o feedback direto do professor e tirar suas dúvidas

Conteúdo de fácil acesso

Todo o material que será usado durante o curso é disponibilizado no AVA ou até mesmo por dispositivos de memória aos alunos, logo no início do curso. Dessa forma, a impressão do material não se faz necessária.

Flexibilidade de horário e local das aulas

Esse, sem dúvida, é o item que torna o EAD mais atrativo para os alunos. Essa modalidade permite que o estudante escolha quando pretende estudar, diferentemente de um curso presencial, em que a instituição é quem define os horários de aula. Além disso, o aluno ainda poderá escolher o local, afinal ele só precisa de um aparelho com conexão com a internet.

Fomento à  disciplina

Como a maior parte do tempo de estudo é de responsabilidade do próprio aluno, a modalidade EAD incita diariamente um espírito de disciplina e independência, deixando claro que o bom desempenho depende do sujeito mais do que da escola.

Motivos não faltam para considerar a modalidade EAD em sua instituição. Embora existam críticas ao ensino à distância, já está provado que sua aplicação proporciona mais vantagens do que o contrário.

E você, o que acha dessa nova maneira de ensinar e aprender? Comente e participe do debate!

01 de Junho de 2015, 13:05
Especialista CBK
EAD, Ensino a distância

Sobre o autor

Especialista CBK
Especialista CBK

Nossa equipe é formanda por profissionais especialistas na área de gestão financeira focada em vários segmentos de prestação de serviços. Nosso time de gerentes, programadores, analistas e redatores estão sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas e auxiliar no que mais for possível. Fale conosco!