Blog

Entenda o plano nacional de educação para o Ensino fundamental e médio

Entenda o plano nacional de educação para o Ensino fundamental e médio

Não há dúvida de que é impossível pensar na educação sem pensar em planejamento. Ciente disso, o governo brasileiro dedicou-se à elaboração do Plano Nacional de Educação para o decênio. Esse plano, também conhecido como PNE, implica em assumir compromissos a fim de eliminar desigualdades históricas na educação brasileira. Além disso, ele traça estratégias para construir maneiras de colaboração orgânica no nosso sistema de ensino.

Vale ressaltar que planejar é tão necessário quanto desafiador e, o PNE é prova disso. Por trazer sugestões pertinentes para o ensino e o aprendizado no país, o Plano Nacional de Educação serve como norteador para as ações nas escolas nacionais. O grande desafio, aqui, é compreender que a multiplicidade de realidades educacionais do Brasil demanda atenção especial e requer adequações do PNE por meio do plano de educação para cada município.

O PNE ficou quase quatro anos em tramitação no congresso nacional e, em junho do ano passado, foi aprovado sem vetos. Apesar da lei sancionada, o plano ainda é cheio de polêmicas e desafios no que diz respeito a sua implementação, sobretudo no que se refere aos investimentos na educação e na valorização dos professores.

Neste artigo, vamos explicar alguns detalhes do Plano Nacional de Educação e como ele afetará os ensinos fundamental e médio no nosso país. Acompanhe-nos!

12 de Março de 2015, 17:04
Especialista CBK
PDE, ensino fundamental, ensino médio, gestão escolar, desafios na gestão, software de gestão online,
Comentários
Leia mais